(11) 2024-6640 (11) 95089-7839 falecom@matchsolutions.com.br Atendemos todo Brasil de Segunda a Sexta-feira das 08hs as 18hrs

Cabos de cobre nu: para que servem?

Cabos de cobre nu: para que servem?

Saiba mais sobre Cabos de cobre nu: para que servem?

De alta pureza, resistência e capacidade de condução, os cabos são utilizados em sistemas elétricos de alta voltagem.

Por Magdalena Bertola

Para entender para que servem os cabos de cobre nu, vamos primeiro falar sobre a matéria prima deste tipo de cabo. O cobre é um dos metais mais utilizados no mundo e tem grande importância em aplicações industriais e públicas.

De coloração avermelhada, este metal é maleável e possui excelente condução de eletricidade e calor, além de ser resistente à corrosão e fadiga. É encontrado na natureza principalmente nos minerais calcopirita, calcocita, malaquita e turquesa.

Há registros de sua utilização há mais de seis mil anos pelo povo da ilha de Chipre, em ferramentas, armas de caça, recipientes e outros objetos. Atualmente, é largamente utilizado pela indústria por ser, ao mesmo tempo, resistente e maleável, o que é incomum para metais. Tal propriedade faz com que seja possível transformar o cobre em fios, cabos, bastões, lâminas e outros formatos.

Legenda: Os habitantes da ilha de Chipre já utilizavam cobre na confecção de objetos e armas, como esta lâmina, exposta no museu The Met, de Nova York.

Para se obter o cobre eletrolítico como o utilizado pela Match Solutions e que possui pureza mínima de 99,9%, é preciso fazer a purificação do cobre através da flotação.

Este processo consiste em submergir a matéria prima em líquido específico, no qual são adicionadas bolhas de ar. Na espuma resultante, aglutinam-se as partículas de impurezas, que podem, então, ser retiradas.

Outro processo de purificação é a eletrólise, em que o cobre impuro é submerso em solução aquosa, na qual é adicionada uma corrente de energia elétrica, que separa as partículas de impurezas.

Até aqui, vocês já puderam entender que o cobre é um ótimo condutor elétrico, térmico e mecânico, além de ser, ao mesmo tempo, maleável e resistente.

Continue lendo para entender mais sobre os cabos de cobre nu e suas aplicações gerais!

Mas afinal, por que cobre nu?

Mencionamos neste artigo que o cobre eletrolítico é 99,9% puro, mas, afinal, por que se chama “cobre nu”?

Cobre nu significa que o cabo, fio ou placa, além de ser livre de impurezas, também não provém de nenhum reaproveitamento de matéria prima, como no caso de fios de sucata, o que garante a grande resistência do material à corrosão, como já citamos acima. Além disso, o termo “nu” também refere-se ao fato de que o material não possui nenhum tipo de revestimento externo, como fios encapados.

Quais as diferenças de um cabo de cobre nu para outros?

O cabo de cobre nu é utilizado para sistemas de aterramento de altas temperaturas, como descargas atmosféricas – os raios -, diferentemente de cabos flexíveis e rígidos, que são feitos com cobre e isolados com PVC 750V. A utilização deste tipo de material se dá em instalações residenciais, comerciais e indústriais menos complexas.

Outros tipos de cabo são:

Cabos PP

Muito usado em ligações de eletrodomésticos e no mercado automotivo, é um tipo de cabo bastante flexível, seguro e resistente formado por condutores de fios de cobre, ou seja, com duas capas de PVC, e pode ter duas ou mais pontas internas.

Cabos paralelos

Também feitos com fios de cobre, os cabos paralelos são utilizados em aparelhos pequenos e portáteis, como rádios, e na iluminação, através de lustres e abajures.

Legenda: Os cabos de cobre nu são utilizados em sistemas de para-raios.

Afinal, onde os cabos de cobre nu são utilizados?

Esses cabos podem ser utilizados em uma gama variada de indústrias. Mas, por serem sem revestimento, sua utilização se limita à instalação em locais em que a falta da camada protetora não traz perigo para pessoas, animais e equipamentos, como em instalações aéreas e sistemas de aterramento, ou seja, sistemas elétricos subterrâneos e para-raios, além de serem utilizados no mercado de transmissão de energia, como iluminação pública. Sendo assim…

Os cabos de cobre nu estão presentes na nossa vida diária

Seja na proteção durante tempestades elétricas ou na conveniência e segurança da energia elétrica nas ruas, residências e empresas, os cabos de cobre nu estão por quase toda a parte. Mas, lembre-se: este tipo de cabo elétrico não é utilizado em produtos de uso diário, como eletrodomésticos, já que é um fio desencapado.

Quer saber mais sobre energia elétrica e cobre nu eletrolítico? Continue acompanhando nosso site e fique por dentro!

 

WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Match Solutions www.matchsolutions.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×