(11) 2024-6640 (11) 95089-7839 falecom@matchsolutions.com.br Atendemos todo Brasil de Segunda a Sexta-feira das 08hs as 18hrs

Impacto do corte da taxa Selic aponta crescimento do setor de energia solar no Brasil

Impacto do corte da taxa Selic aponta crescimento do setor de energia solar no Brasil

Saiba mais sobre Impacto do corte da taxa Selic aponta crescimento do setor de energia solar no Brasil

Segundo a ABSOLAR, em 2024, a energia solar no Brasil está projetada para alcançar uma potência instalada de mais de 45,5 GW, isso representa um aumento significativo em relação à capacidade atual, que é de 36,1 GW.

A expansão planejada de 9,3 GW em 2024 é um reflexo do crescimento contínuo do setor no país. Desse total, espera-se que 31 GW venham da geração distribuída e 14,4 GW restantes deverão ser gerados por grandes usinas solares.

As alavancas que impulsionam este crescimento são o valor do investimento, a taxa de financiamento, e o benefício econômico, ou seja, o crescimento da tarifa tende a incentivar a decisão do cliente.

Segundo estudo da Greener 48% dos projetos em geração distribuída no primeiro semestre de 2023 contrataram algum tipo de financiamento, isto mostra como esta alavanca é importante para o crescimento da geração distribuída e uma redução na taxa de juros certamente deve impulsionar este crescimento.

Os números previstos da GC (geração centralizada) refletem as condições do passado uma vez que estes projetos demoram mais para serem desenvolvidos e construídos.

Podemos afirmar que a grande maioria dos projetos são viabilizados através de financiamentos, mas o que tem hoje afetado mais fortemente a viabilidade dos projetos, são os baixos preços de energia no mercado livre.

A tendência atual da taxa de juros no Brasil para 2024 aponta para uma redução, com expectativas de queda da Selic para 9%. Essa movimentação interna pode ser influenciada pela política monetária dos Estados Unidos, onde as taxas de juros, mantidas entre 5,25% e 5,5%, podem começar a cair a partir de março de 2024.

Uma diminuição nas taxas americanas poderia aliviar pressões sobre mercados emergentes, como o Brasil, potencialmente facilitando um ambiente para cortes adicionais na Selic, conforme as condições econômicas permitirem. A taxa de juros americana tem sido o principal motivo para não observamos uma queda mais acentuada no Brasil, dado que aparentemente a inflação tem se mostrado controlada desde 2023. Redução nas taxas dos EUA poderia aliviar pressões sobre mercados emergentes, como o Brasil. Por isso, a atratividade para capital estrangeiro tem sido o principal elemento para a decisão de uma redução da taxa menos acelerada, por isso em 2024 temos que observar o comportamento do mercado americano.

Com isso a redução da Taxa Selic abre um horizonte promissor para o setor de energia solar no Brasil, ao tornar o financiamento mais acessível e estimular investimentos nesse segmento em ascensão. No entanto, a dinâmica entre as políticas monetárias domésticas e o cenário econômico global, particularmente a taxa de juros americana, mostra a complexidade das estratégias da política monetária e os impactos multifacetados sobre o setor de energia solar.

Diante deste contexto, precisamos de uma estratégia abrangente que não apenas reconheça as oportunidades internas, mas também se antecipe às volatilidades externas. Isso implica em uma coordenação mais estreita entre as políticas monetárias e energéticas, visando não só aproveitar o momento atual, mas também fortalecer as bases para um crescimento sustentável e resiliente do setor de energia solar. Uma abordagem que equilibre prudência econômica com incentivos estratégicos, o Brasil pode consolidar sua posição como líder na transição energética, promovendo não apenas a expansão da energia solar, mas também contribuindo para a sustentabilidade ambiental e a estabilidade econômica a longo prazo.

 

Fonte: REVISTA CANAL SOLAR 2024 - Nº 21 | 42

Autor: Bernardo Marangon

WhatsApp
chamar no WhatsApp
Comercial Match Solutions www.matchsolutions.com.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×